Igreja de São Martinho, Casebres


A Igreja de S. Martinho situava-se numa zona distinta da atual. Com efeito, encontramos referências a uma zona dita de S. Martinho já desde o século XIII, onde a Ordem de Santiago detinha vários bens, identificável com o local chamado “O Cabeço da Freguesia”, hoje pertença do concelho de Montemor. Exposto na Junta de Freguesia, existe um sino da antiga igreja que data do século XVII.

As referências à existência de uma ermida neste local, dita de S. Martinho do Forno de Vidro, surgem-nos, pela primeira vez, na visitação que lhe é feita em 1512/13. As suas atas atestam a existência, na capela-mor, por cima do altar, de um retábulo novo, pequeno e de portas, que os visitadores classificaram como muito bom, com três imagens, duas de S. Martinho e uma de S. Sebastião. O corpo da capela era forrado de madeira de pinho e ladrilhado de tijolo e possuía umas portas novas. Segundo informação dos anciãos, fora fundada pelos moradores dos arredores, cabendo-lhes a obrigação da sua manutenção.

Ativa já no século XVI, a freguesia seria posteriormente extinta e restaurada já em 1966, data em que a sua sede transitou para Casebres, sendo aí construída de raiz uma igrejinha dedicada a S. Martinho, concluída em 1974, sendo então pároco Luís do Nascimento Silveira. É mais um exemplo a comprovar que a invocação a um santo, neste caso S. Martinho, perdurou no tempo, muito para além da ruína do edifício primitivo, que até mudou de lugar.